segunda-feira, 26 de julho de 2010

Orgulho de ser brasileiro!!!



A seleção brasileira masculina de vôlei venceu mais uma vez a Liga Mundial. O resultado : Brasil 3 X 1 Rússia. E não foi uma simples vitória. Foi muito mais do que isso. O Brasil conquistou seu nono título na competição ultrapassando a Itália. Somos os maiores campeões do mundo. Uma pena que os brasileiros sejam conhecidos como amantes do futebol, mas a nossa seleção de vôlei está fazendo isso mudar. É lamentável que a televisão e os jornais não deem o merecido destaque à esses brilhantes jogadores que, diferentemente da seleção de futebol, nos fazem ter vontade de cantar: "Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor". Há 10 anos ultrapassar a Itália parecia impossível, mas nossos meninos de ouro provaram o tamanho do seu talento e conseguiram realizar esse grande feito. E tudo isso só aconteceu graças ao técnico Bernardinho.




Os jogadores tem seus méritos, mas não seria possível essa seleção conquistar tantos títulos sem esse grande mestre. Sempre quis saber qual o segredo do seu sucesso. Mesmo com uma seleção renovada, o nosso vôlei consegue se manter no auge. Como isso é possível? Ao ler o livro "Transformando Suor em Ouro" percebi que um dos segredos de Bernardinho é a fórmula TRABALHO + TALENTO = SUCESSO. E claro que o trabalho vem antes do talento. Tem pessoas que nascem sem talento, mas com muito trabalho e esforço conseguem chegar ao sucesso. E foi assim que a nossa seleção conseguiu chegar ao topo do voleibol mundial. Muita dedicação, esforço, treino, treino, treino e mais treinos. No livro, Bernardinho fala da quantidade de treinos que a seleção faz. E diz também que os jogadores reclamam e ficam exaustos, mas ao ganhar uma competição, eles têm a certeza de que todo o esforço valeu a pena. O livro não fala apenas do vôlei brasileiro, mostra grandes lições que podem ser aplicadas na nossa vida. As principais palavras de Bernardinho são disciplina, perseverança, esforço, obstinação, solidariedade e trabalho em equipe. "Superação é ter a humildade de aprender com o passado,não se conformar com o presente e desafiar o futuro". Essa é uma frase que se encaixa muito bem para a nossa seleção. Após a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, onde muita gente criticou a seleção e se decepcionou por estar acostumado só a vencer, o Brasil mostrou que pode se superar. Os jogadores mostraram que "a maior tristeza não é a derrota, mas não ter a oportunidade de tentar de novo". Nessa Liga foram altos e baixos, alguns momentos ruins, mas também momentos excelentes. Na fase final, alguns jogadores que arrebentaram nos primeiros jogos, não estavam no seu auge e o técnico de Cuba disse que essa seleção não era tão forte quanto a do ano passado. Literalmente ele quebrou a cara! Bernardinho teve coragem de mudar o time no momento em que foi preciso, fez as devidas substituições e no final tudo deu certo. O Brasil se superou mais uma vez, conseguiu aprender com o passado e desafiou o futuro. E quem um dia imaginou que o futuro seria esse? A seleção é eneacampeã mundial! Parabéns aos jogadores e à toda comissão técnica!



Algumas frases do livro que servem como grandes lições:
1- A vitória não é mais importante do que a certeza de termos feito todo o esforço para conquistá-la.
2- Dedicar-se com obstinação na busca de um objetivo.
3- Os guerreiros vitoriosos vencem antes de ir à guerra, ao passo que os derrotados vão à guerra e só então procuram a vitória (Sun Tzu).
4- Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações. Todos nós temos objetivos e queremos conquistá-los, mas é importante que estejamos dispostos à construir essa ponte (Pat Tillman).
5- Encarar os desafios como grandes oportunidades.
6- Grandes não são os que caem e sim os que se levantam.
7- Tentar entender os porquês de uma derrota, assumir suas responsabilidades e seguir em frente (essa é a melhor forma de lidar com a derrota)
8- Errar na forma é aceitável, mas nunca na intenção.

3 comentários:

  1. PERFEITO BÁRBARA!!AMEIIIIIIIIII!!!!!!Vá se preparando que você será a próxima comentarista esportiva da REDE GLOBO OU UMA MAIOR À SUA ALTURA!!Parabéns!!De forma simples e clara você mostrou o porquê de nós termos orgulho da nossa seleção!!E o destaque que ela devidamente merece!!!PARABÉNS!SELEÇÃO DE OUROOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Bárbara

    Hoje estou passando para agradecer
    a sua amizade.
    Amizade que torna a vida preciosa.
    Que enche de cores as minhas palavras.
    Que me faz ainda mais feliz,
    com o afeto distribuído
    a cada visita,
    a cada comentário
    e a cada palavra escrita
    no livro dos meus dias.

    Sua amizade me faz melhor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Barbara
    muito legal seu blog....
    obrigada pela sua visita ...
    bjo

    ResponderExcluir